Rua Osvaldo Bertuso, nº126 - CEP: 14.177-082 - Sertãozinho, SP
Acessibilidade
Foi realizado nesta segunda-feira, dia 3 de junho, a cerimônia de entrega de certificado aos participantes do curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. A certificação foi realizada pela Fundação para o Desenvolvimento Educacional e Cultural da Alta Mogiana (FUNDAM).
O curso contou com a participação de 39 alunos e teve o objetivo de disseminar a Libras e promover uma maior inclusão da comunidade surda. As aulas, que tiveram início em fevereiro e foram concluídas ontem, foram ministradas no Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Parabéns a todos os alunos e alunas por essa etapa concluída, muito sucesso.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Wilsinho; dos secretários Walter Lúcio Celline, de Governo, e Henrique Gomes, de Desenvolvimento Econômico e Inovação; do secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe Guiraldelli; da diretora do Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, Letícia Coelho; do presidente da FUNDAM, Guilherme Martins; e da diretora Administrativa e Financeira da FUNDAM, Tereza Pires.
Uma língua que permite a comunicação por gestos e expressões faciais e corporais, a Libras é uma importante ferramenta de inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa, mas elas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.
Embora a lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão tenha sido sancionada em 2002, ela foi regulamentada somente em dezembro de 2005, com o Decreto 5.626 – que incluiu a Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores, pedagogos e fonoaudiólogos.